Como escolher engate de reboque? O acessório, buscado pela maioria dos donos de picapes e utilitários, possui alguns modelos diferentes e detalhes para os quais é preciso estar atento na hora da compra.

Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar na escolha. Confira!

Como escolher engate de reboque?

Como escolher engate de reboque?

1. Modelo e ano:

Cada veículo exige uma estrutura de engate de reboque única. Por este motivo, não é recomendado tentar adaptar para uso engates novos ou usados, que sejam de um carro diferente. Ao realizar sua compra, certifique-se de que o acessório é o correto para o ano e modelo de seu veículo.

Se comprar online, normalmente o título do produto descreverá com clareza esta informação. Veja neste exemplo de Engate de reboque removível Keko K1 Fiat Toro 2017 a 2023.

Além disso, vale a pena verificar a descrição do acessório e os comentários. Se restarem dúvidas, fale conosco através do WhatsApp, vamos te ajudar na escolha.

2 – Engate de reboque fixo ou removível?

Existem dois tipos principais de engate de reboque, dentre os quais você deverá escolher. O modelo fixo e o modelo removível. O sistema de ambos é quase igual, contendo um conector de energia que aciona as luzes de freio, lanternas e repetidores de direção do reboque. A diferença está na ponteira.

O modelo de engate de reboque removível mantém toda a estrutura fixa no veículo, mas oferece a possibilidade de remoção da ponteira que contém a bola do engate. Em seu lugar, utiliza-se uma tampa que acompanha o acessório e sua troca é bastante simples de realizar.

Já o engate de reboque fixo não possui nenhuma parte móvel. É o tipo de engate mais comum, facilmente visto nos carros em trânsito e a ponteira que contém a bola do engate não é removível.

Leia também: Quanto peso o estribo para carros suporta?

3 – Leis e normas

O engate deve seguir determinadas normas para que possa ser utilizado. É nas resoluções 197/06 e 234/07 do CONTRAN que encontramos as regras para os veículos com até 3.500kg de PBT. Também é norma que o engate possua o selo do Inmetro.

Além de respeitar as normas, o fabricante ou importador dos veículos deve informar ao Denatran os modelos que têm capacidade para tracionar reboque. Para o usuário, esta informação deve constar no manual do proprietário, bem como os pontos seguros de fixação do engate e a capacidade máxima de tração do veículo.

Todos os engates oferecidos aqui na Casa das Capotas cumprem estes requisitos. Você pode escolher o seu aqui.

E se quiser complementar seu carro com mais acessórios, dê uma olhada em nossos bagageiros de teto com chave? Eles também vão te ajudar a transportar carga extra na estrada.