4 Pontos de evolução das picapes: as Pick-Ups, mais conhecidas por picapes ou camionetes, começaram a surgir com mais frequência no Brasil a partir dos anos 90, conquistando por onde passavam uma legião de apaixonados.

O segmento de picapes representa, atualmente, o total de 10% da comercialização de automóveis no Brasil. O grande incentivador das vendas é o Agronegócio, que demanda de carros para trabalho, auxiliando no transporte de cargas, mas que possam também servir como veículo de passeio. 

Na publicação de hoje, vamos apresentar algumas evoluções que as brutas passaram ao longo dos últimos anos.

4 Pontos de evolução das picapes

EVOLUÇÃO NO TAMANHO:

Ao longo dos 30 anos, o segmento teve uma grande mudança nos tamanhos dos automóveis para atender a demanda de mais espaço para transporte de cargas durante a semana, e também, aumentar o conforto da família nos passeios dos finais de semana. Assim, as picapes nasceram médias e foram se tornando grandes:

Com isso, as pequenas também passaram por mudanças, assumindo o lugar das médias e conquistando mais espaço no coração de comerciantes e construtores, que demandavam pela facilidade e comodidade de uma picape menor. Assim, Toro, Oroch, se tornaram exemplos de novas picapes médias:

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA:

As picapes passaram por uma enorme evolução tecnológica e estão cada vez mais autônomas e Hi-Tech. Enquanto, nos anos 90, as picapes contavam com câmbio manual, e alguns opcionais, como a alavanca de troca de tração e sistema de ar condicionado manual, hoje as novas picapes têm câmbio automático, controle de tração e estabilidade, além de possuir inúmeros sistemas para aumentar a segurança e facilitar o uso diário, como ar condicionado digital, freios ABS e airbags.

Além disso, contam com sistemas de câmeras de ré que auxiliam na baliza de um veículo maior, e no engate de reboque

EVOLUÇÃO NA APARÊNCIA:

A partir dos anos 2000, houve um interesse maior das montadoras em alterar a maxima: “as picapes não precisam ser bonitas, precisam ser fortes” para “as picapes precisam ser fortes e bonitas”. Com isso, ganharam upgrades em mínimos detalhes das carrocerias, como faróis, para-choque, interior, entre outros. Cada vez mais, os proprietários investem na customização das picapes, alterando o exterior, com acessórios automotivos e pinturas, ou o interior com aparelhos eletrônicos, revestimento de bancos e acabamentos, tornando ainda mais única para eles.

EVOLUÇÃO NOS MOTORES: 

Nos últimos anos, as picapes receberam atualizações em todos os quesitos, porém, um dos pontos que mais avançou foi a potência delas. Não seria um exagero dizer que hoje elas conseguem subir paredes com seus motores de até 200cv e 50 kgfm de torque.

As picapes dos anos 90, tinham, em média, motores de 100cv, com um torque de 30 kgfm, fazendo uma aceleração de 0 a 100km/h em 15s. Atualmente, as picapes foram atualizadas para fazer um arranque de 0 a 100km/h em até 10s, ganhando assim mais agilidade e força pelas estradas do país.

Não é novidade para ninguém que as picapes evoluíram muito nos últimos 30 anos! Eaí, prefere as antigonas ou atualizadas?