Viajar de carro é sempre uma experiência e tanto, mas precisamos garantir que tudo corra bem. Criamos este checklist para você baixar e fazer as verificações necessárias em seu veículo. Imprima-o por volta de um mês antes da saída, para que haja tempo de fazer reparos, se necessário.

IMPRIMIR CHECK-LIST AQUI

Viagem de carro com segurança

  • Sistema elétrico, faróis e lâmpadas – Seja minucioso: você pode pegar neblina ou chuvas fortes. O mau funcionamento deste sistema pode acarretar em multas.Combustível, lubrificantes e filtros de ar e óleo – Abasteça na saída e não deixe combustível muito tempo parado no tanque antes de viajar. Para os demais itens, dê uma olhadinha no manual do proprietário.
  • Engate de reboque – verifique a integridade do engate e se o acessório está firmemente instalado. Se desejar adquirir um engate de reboque, confira nossos modelos aqui.
  • Correia dentada – O rompimento desta peça pode danificar gravemente o motor e trazer uma grande dor de cabeça. Garanta sua integridade antes de sair.
  • Rack e bagageiros de teto – Por lei, não é permitido transportar bagagens no banco de trás. Um rack de teto e um bagageiro de teto com chave resolvem o problema. Antes de sair, verifique a distribuição do peso sobre o acessório. Se você ainda não tem estes produtos, pode adquiri-los clicando aqui.
  • Limpador de para brisas – Cheque o estado das lâminas e borrachas. Lave-as apenas com água, para melhor desempenho.
  • Freios e suspensão – Verifique o nível do fluído de freio e possíveis vazamentos. Vale a pena solicitar avaliação mais detalhada com um profissional de confiança.
  • Capota marítima – Confira a integridade da capota e se sua instalação está feita corretamente. É importante que a lona não esteja ressecada e as partes metálicas estejam bem preservadas. Veja algumas de nossas capotas marítimas clicando aqui.
  • Pneus – Calibre os pneus, inclusive o estepe. O balanceamento é indicado quando você sentir vibrações no volante e o alinhamento para quando houver desequilíbrio direcional.
  • Velas e cabos – Velas e cabos novinhos ajudam o veículo a economizar combustível e preservar o motor. A troca é barata e bastante indicada.
  • Radiador – Respeite a data limite de troca do líquido e peça para um profissional conferir todos os sistemas envolvidos. Lembre-se de revisar os marcadores de temperatura no painel.

Dica extra para viajar de carro:

Mais gente no veículo é igual a mais sujeira, especialmente em viagens para campo e praia. Tapetes internos em borracha e tapetes para porta malasfacilitarão (e muito!) a limpeza posterior, inclusive em caso de líquidos derramados. Você pode adquiri-los através destes links: Tapete Interno e Tapete para porta-malas.

Siga o checklist e garanta uma viagem de carro com tranquilidade. Boa viagem!