Racks de teto são acessórios de grande utilidade. Criados para levar carga de uma forma segura sobre o carro, hoje por vezes é utilizado como acessório estético. O mercado oferece muitos modelos deste produto! Porém, por serem peças semelhantes, é comum pensarmos que adaptar racks de teto de um carro no outro não traz problemas.

No post de hoje vamos falar sobre o que ocorre quando racks de teto são adaptados para uso em veículos diferentes. O quanto arriscado é e também, até que ponto vale a pena fazer isso. Leia a seguir!

Adaptar rack de teto

Resistência ao vento e ao peso da carga prejudicados

Por mais que as peças dos racks de teto pareçam simples, existe um design pensado para cada modelo. Aliás, você pode observar isso através da curvatura de cada peça, do formato diferente da garra, largura das travessas e vários outros detalhes.

Quando instaladas em um veículo para o qual não foram desenvolvidas, a menor diferença de encaixe e firmeza já torna o rack pouco confiável. As peças podem parecer firmes ao realizar uma conferência manual, mas com a pressão do vento a possibilidade do rack de soltar é grande.

Racks de teto que pode se soltar

As vezes, as adaptações incluem cortar as travessas do rack, para caber na largura do carro. Aliás, Este tipo de intervenção provoca o mesmo problema citado acima. Será muito difícil acertar exatamente o tamanho que manterá a carga segura sobre o teto. Além disso, o corte das peças feito por materiais não adequados para este fim, pode ocasionar rachaduras e outros danos imperceptíveis, mas que tornam o rack de teto frágil.

Assim, a peça pode quebrar durante o trajeto, com o peso da carga e a pressão do vento na estrada, causando acidentes.

Garras das travessas

Existe ainda o design das garras. Diferentes veículos exigem diferentes formatos de garras. Assim, para que as travessas se fixem bem às longarinas ou aos pontos de fixação necessários, cada detalhe importa. Ao adaptar o rack de um carro em outro, as garras não corresponderão ao design necessário para manter a segurança e, novamente, correm o risco de se soltar do teto durante o trânsito.

Afinal, o design de cada garra é desenvolvido pensando exatamente em que tipo de base ela irá se prender. Adaptações não ficarão firmes como é necessário.

Por fim, adaptar o rack de teto de um veículo em outro traz sérios riscos a sua segurança e a de quem estará no trânsito com você. Não realize adaptações, prefira sempre obter o rack correto para seu carro, pois seu design é pensado para manter a segurança de todos.

E se você identificou a necessidade de adquirir algum rack, dê uma olhada em nossa loja clicando aquiBusque por seu veículo em específico e escolha o modelo que preferir.

Até o próximo post!