Bagageiro de teto suporta até qual velocidade? Dúvida frequente de quem vai levar carga sobre o carro, saber qual velocidade é possível atingir com segurança, usando o bagageiro de teto, é importante para que a viagem ocorra tranquilamente.

bagageiro de teto

Olhando rapidamente, os carros parecem sempre bastante resistentes e é difícil pensar que pode haver problemas a partir de determinada velocidade. Porém, com carga sobre o teto, além de a aerodinâmica do carro acabar modificada, também é mais fácil ultrapassar o peso máximo que o veículo pode carregar.

Por isso que, considerando a velocidade com que você costuma ou pretende dirigir, é preciso atenção redobrada.

Qual velocidade o bagageiro de teto com chave suporta?

Os valores exatos são difíceis de mensurar mas, para maior segurança no trânsito, são recomendadas velocidades máximas de 80 a 110 km/h. Dessa forma, o bagageiro se manterá garantidamente firme no teto, mesmo que a estrada esteja um pouco comprometida ou o veículo tenha estabilidade maior ou menor.

Além disso, um cuidado importante é o motorista observar o balanço do carro durante o trajeto, com toda a atenção. Se sentir alguma mudança que traga desconforto para dirigir, é necessário parar e verificar a firmeza do acessório.

E sobre o peso máximo, como saber?

Será preciso consultar o manual do proprietário. Assim, você pode verificar a carga útil suportada pelo seu veículo. A carga útil é peso que pode ser carregado sem comprometer a segurança e sem oferecer danos ao carro. Estes valores devem sempre ser respeitados, pois são definidos por profissionais especialistas através de diversos cálculos e testes.

Estando ciente de quanto peso seu veículo suporta, você saberá o quanto levar no bagageiro. Apenas, lembre-se de considerar o peso aproximado dos ocupantes do veículo na ocasião.

Aliás, no post “Bagageiro de teto: como usar“, descrevemos várias outras dicas legais para usar o bagageiro corretamente.

E se está buscando comprar seu bagageiro de teto, clique aqui e visite a loja!

Revisando as leis

Existem ainda algumas leis sobre as quais todo o motorista deve estar ciente. Se preferir, leia-as na íntegra aqui: 26/1998, 349/2010 e 589/2016.

Alguns pontos importantes são:

Fixar o bagageiro ou rack de teto para que:
– A visibilidade do condutor não seja reduzida.
– A estabilidade do veículo se mantenha.
– As luzes sinalizadoras e dispositivos refletores permaneçam visíveis.
– A largura do veículo não seja ultrapassada.
– Respeitar a carga útil do veículo

Assim, terminamos o post de hoje! Se tiver qualquer dúvida, fale com a gente através do WhatsApp e também, nos acompanhe no Youtube e no Facebook .

Até a próxima!