Como limpar capota de lona? Considerando que o acessório está lá para proteger a caçamba e a carga transportada, vale considerar atenção extra à peça.

O que muitos não sabem é que existe o jeito certo de limpar a capota marítima. O segredo está em evitar certos produtos químicos e saber quando está na hora de realizar esta manutenção caseira.

Confira nossas dicas e garanta a durabilidade do acessório por muito mais tempo.

como limpar a capota de lona capota maritima

Antes de tudo: atenção ao sistema de fechamento

Quem usa o veículo a trabalho ou anda com frequência em regiões rurais, não costuma (e nem pode) se importar com poeira, terra, folhas e sujeira normal do dia a dia. Há também quem passe mais tempo sem lavar a pick-up de propósito, em busca daquele visual “trilheiro raiz”.

Se é o seu caso, mantenha o estilo bruto, mas atente aos acessórios. Usando como exemplo a capota, sujeira acumulada pode manchar a lona e aumentar o ressecamento, o que reduz a vida útil.

O mesmo vale para as estruturas metálicas. Independente do mecanismo presente em sua capota de lona, nada pode interferir na abertura e fechamento.

Precisou forçar mais para fechar ou abrir? Limpe os mecanismos de fechamento o quanto antes. Garanta que não haja pequenas pedras, barro acumulado ou qualquer sujeira atrapalhando o sistema. Existem pincéis próprios para limpeza automotiva, mas um pincel ou escova comum, de preferência com cerdas macias, já dá conta do recado.

Não ignore a presença destes resíduos, pois, com o passar do tempo, eles irão afrouxar os encaixes e a capota terá seus sistema de travamento prejudicado.

Ao final, aplique um óleo lubrificante na estrutura, para melhorar o desempenho e manter o bom funcionamento da capota por mais tempo.

E o que é bom passar na capota marítima?

Sobre o que usar na limpeza da lona, nada é melhor do que sabão neutro e esponja macia. Qualquer outro químico não indicado especificamente para capotas, mesmo que pareça não afetar o acessório no momento, vai trazer prejuízos a longo prazo.

Vale reforçar: não use sabão em pó! Sem diluição, o sabão é abrasivo e, embora seja eficaz nas roupas, resseca e estraga a lona com o passar do tempo.

Como limpar a capota de lona passo-a-passo

1) Enrole a lona, abrindo totalmente. Com um pincel ou escova seca, espane a sujeira acumulada nos perfis. Se achar necessário, passe um pano úmido e espere secar antes de estender a lona novamente.

2) Em um balde, dilua sabão neutro em água e aplique sobre a lona estendida, usando esponja macia. Deixe úmido por volta de 10 minutos e remova o sabão com uma flanela, para tirar a sujeira mais grossa. Repita o processo para limpar bem. Não despeje água sobre a capota, pois tornará o processo muito mais difícil.

3) Uma vez limpa, seque a lona com uma flanela e espere alguns minutos para garantir que fique totalmente seca. É importante que não reste nada de umidade para tirar o melhor do passo seguinte.

4) Finalize com uma camada de renovador de capota, que é o produto apropriado para dar brilho e proteção ao acessório.

Importante: finalização sem improvisos

Embora a trama da lona seja altamente resistente a intempéries do tempo e força mecânica, o mesmo não se pode dizer do contato com componentes químicos. Assim, o que funciona para um tipo de superfície pode não servir para a capota.

O famoso “pretinho” é um exemplo: renova a cor dos pneus, mas danifica a lona.

Graxa de sapato dá brilho ao couro, mas agride a trama do vinil e pode até interferir nas costuras. E também, suja de graxa qualquer um que encoste na capota!

Além destes, quaisquer produtos como ceras, silicones ou glicerina não secam adequadamente e causam um efeito bastante prejudicial. Sua aplicação sobre a capota gera uma textura fina pegajosa, que retém qualquer sujeira que passar perto. O resultado é capota suja de novo no primeiro percurso, além do acúmulo de crostas mais difíceis de tirar e que desgastam o vinil.

Limpar a capota marítima é mais simples do que parece. Água e sabão neutro com uma esponja macia são a melhor escolha. Não coloque força, preferindo passar água e sabão mais vezes se houver sujeira resistente.

Na finalização, não improvise: use o renovador de capota ou apenas deixe secar à sombra.

Agora você já sabe tudo sobre como limpar capota de lona da melhor forma. Converse com a gente em caso de dúvidas.

Até o próximo post!