Rack para bicicleta é um acessório que dá nova função ao carro. Por isso, hoje vamos falar mais sobre como utilizá-lo dentro das normas estabelecidas e com segurança, para pegar a estrada sem preocupações!

Bikes sobre o teto: dois acessórios são necessários

Para transportar as bikes sobre o teto, primeiro é preciso ter um rack instalado. Caso ainda não tenha, você pode conferir os racks disponíveis em nossa loja clicando aqui.

O suporte para bicicleta deve ser fixado no rack, de forma que os equipamentos fiquem seguros. Portanto, é importante verificar a firmeza de toda a estrutura antes de pegar a estrada.

E lembre-se de que existe uma altura a considerar quando necessário atravessar túneis, passarelas se outros obstáculos. Embora raramente seja um problema, vale ficar atento.

suporte para bicicleta

Quais são as regras para transportar bikes no carro? [2019]

Para saber quais regras obedecer ao transportar bicicletas em seu carro, é preciso observar o que diz o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito. É esta a instituição responsável pelas normas para levar bikes. E também, pelas normas que regem o transporte de carga sobre veículos destinados ao transporte de passageiros, inclusive bagageiros e outros tipos de rack de teto.

Até a data de hoje (27/12/19), foram publicadas ao menos três resoluções sobre o assunto. Aliás, aproveite para ler as resoluções na íntegra aqui: 26/1998349/2010 e também 589/2016.

Leia mais: Rack de teto, longarinas ou travessas: quais as diferenças?

Para agilizar a verificação, resumimos os principais tópicos apontados na lista abaixo:

  • O peso máximo especificado no manual do usuário de seu carro deve ser respeitado.
  • As bicicletas devem ser afixadas de forma que:
    – Não interfiram na visibilidade do condutor à frente do veículo.
    – Não comprometa a estabilidade do veículo.
    – Não cubra luzes sinalizadoras e dispositivos refletores do carro.
    – Não exceda a largura máxima do veículo.
    – Não se arrastem pela via (pode ocorrer, se não houver cuidado, com os racks fixados na traseira do carro).

Porém, para garantir o total entendimento dos detalhes, leia as normas completas nos links disponibilizados acima.

Compre o seu: Escolha suportes de bicicleta dentro das normas em nossa loja

Os racks de teto e suportes para bicicleta vendidos em nossa loja cumprem todas as normas e leis estabelecidas. Além disso, são leves e fáceis de fixar.

As regras não são difíceis de seguir e, com os cuidados necessários, a viagem ocorrera tranquilamente! Assim, fixe os acessórios firmemente ao teto e jamais exceda o peso indicado.

Por fim, este foi o post de hoje! Nos acompanhe no Youtube, Facebook ou Instagram assim fique por dentro de todas as novidades. Esperamos você por lá.

Até a próxima!

Casa das Capotas Instagram