Capota marítima costuma durar muitos anos. Feita de materiais resistentes, é fundamental não só para a estética da pick-up, mas também para sua usabilidade. Apesar de seus materiais e design serem desenvolvidos para muitos usos, o frequente abre e fecha da capota e os desgastes sofridos pelo clima e terra ou poeira podem reduzir sua vida útil.

No post de hoje vamos falar sobre sinais graves de desgaste. Você deve estar atento a eles para saber se chegou a hora de trocar sua capota marítima.

capota marítima

Atenção às linhas de costura da capota marítima

A capota se propõe a vedar totalmente a entrada de água, terra e poeira. Isso significa que qualquer dano nas costuras do acessório pode representar problemas. As vezes, o desgaste das linhas ocorre mais cedo, seja por conta do uso frequente ou de algum dano específico. Por isso, o ideal é observar frequentemente a integridade das linhas e identificar possíveis danos a tempo de evitar que aumentem.

Lona furada ou desgastada

As lonas de capotas costumam ultrapassar, e muito, o período da garantia. Mesmo assim, por ser o elemento principal que protege a carga e a caçamba, é preciso revisar o acessório em seus detalhes, esporadicamente.

Busque por pequenos furos e rasgos que possam ter sido provocados por alguma carga. Observe se nos pontos de contato com a estrutura do acessório existem desgastes que possam trazer problemas.

Aqui, vale a mesma regra das linhas de costura. Afinal, quanto antes identificar danos, maiores as chances de corrigir o problema, podendo aumentar a vida útil de seu produto.

Capota marítima começa a abrir durante o trajeto

A não ser que você tenha fechado a capota na pressa, de modo a não fixa-la bem, saiba que a capota nunca pode abrir no trajeto. Se o acessório abrir na estrada sem motivo aparente, significa que, em breve, você precisará trocar. Embora a estrutura deste produto seja simples, tudo é pensado para a segurança de seu uso e tentar consertá-lo pode não valer a pena.

Por isso, se o acessório está se abrindo sozinho, programe-se para trocá-lo.

Deixando passar excesso de pó ou água

É normal que alguns resíduos entrem pela tampa da caçamba, mas excesso de poeira ou água da chuva precisa ser observado. Analise todo o acessório em busca de frestas ou danos. Além disso, vale verificar se a instalação está correta e firme, como deve ser.

Cuidado importante: lubrificação das cantoneiras

Uma manutenção simples, barata e que aumenta a vida útil da capota é a lubrificação esporádica das cantoneiras traseiras. Aplique um lubrificante ou desengripante de sua preferência para preservar a estrutura e tornar o uso mais fácil.

E se você identificou a necessidade de trocar sua capota marítima, dê uma olhada em nossa loja clicando aqui.

Caso queira dar uma olhada nas peças de reposição para capotas oferecidas na loja, clique aqui. Porém, observe atentamente os detalhes das peças, para garantir que ela servirá em seu acessório.

Até o próximo post!