Mala no banco de trás gera multa? Levar bagagem solta dentro do carro é prática comum em qualquer viagem. Não é difícil encontrar objetos soltos no banco de trás, principalmente aqueles que usamos em dias alternados da semana como itens de trabalho ou estudos. Nas viagens mais longas, ao sair de férias com a família, por exemplo, também é comum aproveitar o espaço de sobra nos bancos traseiros e levar mais itens.

Embora comum, esta prática pode ser bastante perigosa. Por isso, existem regras passíveis de multa caso não obedecidas em relação ao quê pode ser carregado desta forma.

No post de hoje, veja como levar malas no banco de trás sem infringir a legislação, e também mantendo a segurança dos ocupantes do veículo.

malas soltas no banco de tras

Não são poucas as vezes em que o carro parece ficar pequeno pra tudo o que se quer carregar em uma viagem. Então, para não errar na hora de pegar a estrada, confira as dicas a seguir.

Malas no banco de trás oferecem perigo real

Em caso de acidente, os objetos soltos dentro do carro podem ser arremessados sobre os ocupantes com uma força até 50 vezes maior do que o seu peso real. E ainda, caso ocorra capotamento, os objetos soltos no carro podem ferir gravemente os passageiros por repetidas vezes. Por isso, é fundamental que todos os itens permaneçam isolados no porta-malas.

Mala no banco de trás gera multa?

Por conta do perigo real oferecido por levar objetos soltos no banco do carro, o Código de Trânsito Brasileiro determina que, carregar qualquer tipo de bagagem solta no banco de trás ou do carona é infração grave e pode render 5 pontos na carteira além de multa de R$ 195,23.

Na data de publicação deste post, a Resolução nº 349/2010 do CONTRAN é quem rege as regras de transporte de carga em veículos de passeio, incluindo malas, bagagens, bicicletas e outros.

A principal informação sobre bagagem solta no banco de trás do carro é que ela não deve exceder a altura do encosto, a ponto de prejudicar a visibilidade do motorista. Além disso, se o motivo de levar carga no banco for ter o porta malas cheio, deve-se verificar se o peso máximo de carga indicado no manual do veículo foi ultrapassado.

Também não é permitido, assim como qualquer carregamento seja em rack de teto, bagageiros ou outros, que a carga exceda a largura do carro. Isso inclui objetos compridos, que possam ficar com uma parte para fora do carro, pela janela.

Transportar bagagem nos bancos rebatidos pode dar multa?

Transportar carga com os bancos rebatidos pode dar multa, se não estiver de acordo com as regras estabelecidas pela Resolução nº 349/2010 do CONTRAN. Bancos rebatidos, isoladamente, não adicionam risco de multa. Apenas deve-se continuar atentando para as regras da resolução acima.

Até quanto dá para levar solto no carro?

A legislação não é clara quanto ao peso permitido de bagagem solta no banco de trás do carro. O ideal é que até mesmo os pequenos volumes sejam transportados no porta-malas. Para bolsas ou mochilas que podem ser necessárias durante uma viagem mais longa, os cintos de segurança podem servir para fixar os volumes ao banco.

Se necessário levar mais volume do que seu porta-malas suporta, considere a aquisição de um rack de teto ou bagageiro de teto com chave.

Dúvidas sobre as leis e normas relativas ao bagageiro de teto? Veja aqui a explicação.

Se ainda restar dúvidas sobre o que é possível carregar solto no carro, entre em contato com a Polícia Rodoviária de sua localidade. Evite transtornos e viaje sempre de forma segura.

Até o próximo post!