Para-choque de impulsão e Overbumper, embora parecidos, são acessórios diferentes. Explicamos melhor abaixo quais são os detalhes que os diferenciam e o que considerar ao escolher o seu acessório.

parachoque de impulsao overbumper protetor frontal diferenca

O que é para-choque de impulsão?

O para-choque de impulsão é conhecido por vários nomes, como quebra-mato, por exemplo. Normalmente fabricado em aço, é fixado na parte frontal do veículo por meio de suportes e parafusos. O para-choque de impulsão protege a lataria contra diversos fatores externos, como:

colisões leves
– danos por pedras, areia, terra e folhas
galhos ou pequenos obstáculos comuns em estradas de terra

Além disso, ele possui destaca função estética. O para-choque de impulsão deixa a pickup com um visual robusto, mais off-road.

Exemplo de para-choque de impulsão

 

Inicialmente o acessório foi criado para amenizar o impacto de colisões, evitar danos no radiador e permitir que o veículo circule com maior facilidade em estradas onde houvesse terra e mato. Seu uso era muito comum no interior, onde caminhonetes e picapes enfrentam estrada difíceis com frequência.

Porém, como os modelos antigos ofereciam riscos para os ocupantes do carro e para eventuais pedestres, o acessório foi regulamentado e atualmente traz uma proteção moderada, porém com máxima segurança.

Leia também: CARRO COM PROTETOR DE CÁRTER PODE TER PROTETOR FRONTAL?

O que é overbumper?

O Overbumper também conhecido como protetor frontal. Mais leve e menor do que o para-choque de impulsão, o acessório tem função apenas estética. Frequentemente é fabricado em poliuretano e fixado com parafusos e adesivos de alta aderência.

O overbumper instalado na parte dianteira do veículo realça e destaca o para-choque frontal enquanto protege contra pequenos arranhões e amassados.

overbumper protetor frontal
Exemplo de Overbumper.

 

A decisão entre um para-choque de impulsão ou um overbumper deve ser baseada em suas prioridades e estilo de vida. Aqui estão algumas considerações finais para ajudá-lo a tomar uma decisão certa:

  1. Uso Intencional: Se você costuma enfrentar terrenos acidentados ou se aventurar off-road, um para-choque de impulsão pode ser a melhor escolha, pois oferece proteção mais eficaz contra impactos mais graves.
  2. Estilo e Elegância: Se a estética de sua picape é uma prioridade, o overbumper pode ser uma opção certa. Ele não oferece apenas proteção, mas também adiciona um toque de modernidade e ao veículo.
  3. Necessidades de Proteção: Considere o ambiente em que você dirige regularmente. Se estiver sujeito a estradas com detritos ou tráfego urbano intenso, um overbumper pode ser suficiente. No entanto, se você enfrentar condições mais desafiadoras, um para-choque de impulsão pode ser mais adequado.
  4. Custo: Compare os preços entre os dois tipos de acessórios e avalie se o investimento vale a pena com base nas vantagens que oferecem.

Lembre-se de que, independentemente da sua escolha, a qualidade do produto é fundamental. Certifique-se de comprar de fornecedores, mantenha-se seguro e suporte ao cliente. Antes de tomar sua decisão final, explore as opções disponíveis no mercado, leia as avaliações de clientes e considere a opinião de especialistas.

Comece sua escolha por aqui:

Por fim, ao escolher entre um para-choque de impulsão e um overbumper, considere seus hábitos de direção, necessidades de proteção e influência de estilo. Ambos os acessórios podem aprimorar sua picape, proporcionando um toque personalizado e maior proteção contra os desafios da estrada. Com uma opção certa, você estará pronto para enfrentar as aventuras com confiança, estilo e segurança.