Olá! Hoje vamos falar sobre a utilização da nova placa padrão do Mercosul junto ao extensor de caçamba, especialmente em carros que ainda utilizam as placas cinzas.

extensor de cacamba e placa auxiliar mercosul

No final de 2018, encerrou-se o prazo para a troca de placas dos veículos pela nova placa padrão do Mercosul. Falamos mais sobre o assunto neste post aqui. Porém, a obrigatoriedade não se aplicou a todos os carros e muitos seguem com placa antiga dentro da lei, normalmente.

Apesar disso, alguns acessórios vendidos aqui na Casa das Capotas exigem a placa auxiliar. Um deles é o extensor de caçamba que, pela possibilidade de esconder a placa do veículo em alguns casos, exige a instalação da auxiliar.

Com isso, surgiu a dúvida: ao solicitar a placa auxiliar junto ao DETRAN, será preciso trocar todas as placas do carro?

Leia também: CARRO COM PROTETOR DE CÁRTER PODE TER PROTETOR FRONTAL?

Placa do Mercosul: o que diz a lei

Você pode consultar detalhes do documento diretamente do site do Detran clicando aqui. Em resumo, a troca só foi obrigatória nos casos de primeiro emplacamento, transferências de propriedade, troca de município ou estado. E também em alteração de categoria, placas danificadas e na reposição de placas perdidas.

Tendo a placa auxiliar no novo modelo, é preciso trocar as demais?

Não! Não é preciso trocar todas.

Para saber detalhes sobre o emplacamento auxiliar, entramos em contato com o Detran. Segundo o departamento, a nova placa vem dentro dos padrões atualizados, já que o modelo cinza não é mais fabricado. Porém, não haverá necessidade de trocar as demais placas.

Isso significa que não será necessário trocar todas apenas por a auxiliar estar no modelo novo. Basta solicitar a nova, instalar como auxiliar e pode manter as demais, sem problemas!

Esperamos que este post tenha ajudado você e, em caso de dúvidas, entre em contato com o DETRAN da sua cidade.

Lembre-se de nos acompanhar no Facebook e YouTube, assim você fica sabendo de todas as novidades e promoções aqui da loja!