Travessa rack de teto é o acessório que será encaixado nas longarinas, formando um rack para transportar carga sobre o carro. É oferecida em diversos formatos, tipos de fixação, acabamentos e preços. Na hora de adquirir o produto certo, alguns detalhes devem ser observados, baseando-se no uso que será feito delas.

Por isso, hoje trouxemos um comparativo que vai te ajudar a conhecer melhor dois destes acessórios. São elas a Travessas de perfil largo e Travessas de perfil retangular.

O objetivo deste post é comparar os acessórios para que você possa conhecê-los melhor e decidir se um deles irá lhe atender bem no momento.

Você já segue a Casa das Capotas nas redes sociais? Acompanhe no Youtube, no Facebook e Instagram: tem sempre conteúdo novo por lá!

travessa-rack-de-teto

Antes das travessas, providencie as longarinas

Quando o veículo já possui longarinas no teto, travessas podem ser instaladas compondo um rack: acessório ideal para carregamento seguro de carga e ampliação da capacidade de transporte.
As travessas para rack de teto são especialmente necessárias quando é preciso carregar bagagem extra ou itens que não cabem no interior do veículo como materiais esportivos e pertences em mudanças.

Alguns cuidados devem ser tomados no uso das travessas para rack: além da certeza de amarração firme dos itens, o carregamento não pode passar a frente do para-brisa e nem ser apoiado diretamente sobre o teto em nenhum ponto, pois poderá prejudicar a estabilidade do veículo. O peso da carga deve ser distribuído de maneira uniforme.

Ao percorrer distâncias mais longas, é interessante parar periodicamente e conferir a firmeza das travessas e do rack como um todo. Se tudo estiver ok, basta seguir viagem!

Alguns racks de teto se parecem com travessas, como estes modelos aqui. A diferença se dá na fixação, sendo este último independente de longarinas.

Em nossa loja, as travessas são divididas por veículo. Isso ocorre pois pequenas diferenças de design são necessárias para obter firmeza sobre o teto de cada carro. Estes acessórios são geralmente encontrados em kits contendo duas unidades, embora alguns veículos disponham de kits com três peças.

Sabe a diferença entre travessas, longarinas e racks de teto? Descubra aqui.

Travessa rack de teto com perfil largo

As travessas com perfil largo são indicadas para carregar mais peso sobre o teto do carro. Estas são as travessas que você deve escolher caso pretenda usá-las no transporte de grande volume de bagagens. Afinal, o produto suporta carga de até 45 kg distribuídos e conta com um reforço interno que aumenta a resistência do acessório.

travessas para rack de teto

Além disso, o modelo possui como diferencial uma borracha de proteção na parte superior. Esta borracha ajuda a prevenir danos tanto nas travessas quanto na carga que estiver sobre elas.

travessa-rack-de-teto

Travessa com perfil retangular

Já as travessas com perfil retangular são indicadas para cargas leves. Elas suportam até 25 kg distribuídos, não possuem reforço interno e são mais estreitas do que as de perfil largo.

A preferência por este modelo se dá muitas vezes por conta do design. Embora o modelo largo não seja chamativo, a travessa rack de perfil retangular são ainda mais discretas, interferindo o mínimo possível no visual do carro.

travessa-rack-teto-retangular

Por suportarem menos peso, são ideias para quem pretende usá-las no transporte de itens esportivos como pranchas de surf, materiais de pesca e cadeiras de praia. Além disso, materiais de trabalho leves como escadas de alumínio também podem ser apoiadas nestas travessas.

Comparativo travessa rack larga X retangular

Os dois modelos de travessas tem excelente qualidade, contando com material de fabricação, sistemas de encaixe e até mesmo preços são bastante semelhantes. A diferença está nos detalhes que permitem às travessas largas carregar até 45kg e às de perfil retangular, até 25kg.

Considerando as semelhanças, você deve optar pela larga quando pretende levar mais peso. Já a retangular é opção para materiais leves e uma preferência por seu design mais discreto.

Este foi o comparativo de hoje. Esperamos que tenha ajudado você a decidir qual é o melhor acessório para seu caso.

Até o próximo post!