Seja você um viajante frequente ou apenas alguém que pega a estrada vez ou outra, já deve ter ouvido falar que viajar com vidros fechados ajuda a economizar combustível. No post de hoje vamos falar mais sobre este assunto e definir até onde a afirmação é verdadeira.

Para definir a vantagem ou não de manter os vidros fechados enquanto transita, precisamos considerar três fatores. São eles: a aerodinâmica do seu carro, a que velocidade você estará dirigindo e o uso do ar condicionado.

viajar com os vidros fechados economiza combustivel

Desconto por tempo limitado nestes acessórios automotivos. Corra e escolha!

A aerodinâmica não é prejudicada a menos de 70km/h

Abrir os vidros do carro interfere significativamente na aerodinâmica, o que aumenta o consumo de combustível. Logo, quanto melhor a aerodinâmica do seu veículo, mais essa mudança será sentida. Abrir os vidros causa um aumento estimado de 8 a 20% de consumo. Porém, dirigindo a velocidades baixas, como costuma acontecer dentro da cidade, esta mudança de aerodinâmica é praticamente insignificante. Na verdade, até 70km/h ela pouco faz diferença no desempenho do veículo.

O ar condicionado pode aumentar o consumo em até 20%

O ar condicionado aumenta o consumo de combustível em 10 a 20%, então cabe a cada caso fazer um breve cálculo. Dentro da cidade, utilizá-lo sempre aumentará o consumo, pois abrir ou fechar os vidros fará pouca ou nenhuma diferença. Na estrada a história é outra. Como comentamos no item anterior, caso seu carro tenha boa aerodinâmica e o dia esteja confortável para isso, abrir os vidros pode gerar mais aumento do gasto do que ligar o ar condicionado.

Leia mais: NOVA PLACA DO MERCOSUL: JÁ TEM QUE TROCAR?

Em resumo, abaixo de 70km/h vale a pena curtir a brisa natural e deixar os vidros abertos. Acima disso, talvez seja mais interessante ligar o ar condicionado e aí sim, viajar com vidros fechados pode valer a pena.

Lógico que devemos considerar o conforto de todos. Com as novas tecnologias, por vezes vale a pena gastar um pouco mais e deixar todos confortáveis, especialmente quando viajamos com crianças. Mas este é um assunto para nossos próximos posts!