5 dicas para organizar o porta-malas. Vai viajar e está pensando em como deixar tudo mais organizado?

No post de hoje, trouxemos 5 dicas para organizar o porta-malas e as bagagens em geral, otimizando o espaço ao máximo e tornando tudo mais prático. Confira!

5 dicas para organizar o porta-malas

1 – 5 dicas para organizar o porta-malas: tipo de mala

Se existe um problema de espaço, a primeira dica é observar os tipos de mala que você usa. Evite malas “duras” e com rodinhas, como as utilizadas em viagens de avião.

Malas como estas são muito úteis nas viagens aéreas, onde as dimensões de bagagem são bem estabelecidas e onde, provavelmente, as malas serão manuseadas com menor cuidado. Porém em carros, elas apenas ocupam mais espaço do que o necessário.

Assim, opte por bolsas e malas feitas em material maleável, que possa se adaptar aos espaços livres no porta-malas. Bolsas e nécessaires menores também são úteis, pois são fáceis de acomodar e encaixar em pequenos espaços.

2 – Comece organizando pelo centro

Na hora de organizar, coloque primeiro as bagagens maiores e retangulares no centro do porta-malas e vá encaixando os objetos menores ao redor. Parece algo irrelevante, mas não é: será muito mais fácil aproveitar cada espaço livre e fixar os itens uns nos outros, de modo que não se desloquem ao longo do trajeto.

Leia também: Quanto peso o estribo para carros suporta?

3 – Nada solto!

Na data de publicação deste post, a Resolução nº 349/2010 do CONTRAN determina as regras de transporte de carga em veículos de passeio, incluindo malas, bagagens, bicicletas e outros, dentro e fora do carro.

A lei existe pois, em caso de acidente, objetos soltos dentro do carro podem ser arremessados sobre os ocupantes com uma força até 50 vezes maior do que o seu peso real.

E ainda, caso ocorra capotamento, os objetos soltos no carro podem ferir gravemente os passageiros por repetidas vezes.

Isole todos os itens no porta-malas. E no caso de itens pequenos transportados na cabine, utilize organizadores e suportes que possam contê-los com firmeza em caso de acidentes. Não deixe objetos atrapalhando a visão do motorista.

Vale lembrar que itens soltos no porta-malas também podem ser um problema. Uma forma de deixar tudo mais organizado é o uso de rede de fixação de carga, como estas aqui.

4 – Proteção do porta-malas

Proteger o próprio porta-malas também evita trabalho e mantém o compartimento conservado por mais tempo. Neste caso, nossa indicação é o tapete bandeja de porta-malas.

Os tapetes bandeja proporcionam proteção contra líquidos e sujeira. Assim, a limpeza se torna muito mais fácil.
Cada tapete tem recorte específico para o carro, de acordo com o desenho do porta-malas, de modo a encaixar perfeitamente. Conheça este acessório aqui.

5 – Faça isso se seu porta-malas for pequeno

Se mesmo com as dicas acima o espaço ficou pequeno, a melhor solução é investir em um bagageiro de teto com chave. Com ele você pode transportar malas, bolsas, cadeiras de praia, carrinhos de bebê e qualquer outro equipamento que exija um espaço adicional no seu veículo.

Além disso, vale a pena conferir no manual do veículo informações sobre o peso máximo indicado para trafegar com segurança. Não exceda este peso e evite problemas! Afinal, o excesso de bagagem pode fazer com que a capacidade de fazer manobras e a frenagem fiquem comprometidas, então, fique atento.

Então, o que achou das dicas? Coloque em prática e pegue a estrada com muito mais conforto e praticidade!