Extensor de caçamba vale a pena para muitos donos de pickup. Quando corretamente escolhido, este acessório amplia consideravelmente as possibilidades de utilização do veículo, de forma segura e respeitando as leis.

Mas afinal, vale a pena ter um extensor de caçamba na sua pickup? Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre este acessório.

Extensor de caçamba: para quê serve?

O extensor de caçamba serve para carregar itens com comprimento maior do que a caçamba. Veja o que diz o CONTRAN:

§6° Extensor de caçamba é o acessório que permite a circulação do veículo com a tampa do compartimento de carga aberta, de forma a impedir a queda da carga na via, sem comprometer a sinalização traseira. | Resolução CONTRAN nº 589/16

Considerando que o extensor é usado com a tampa da caçamba aberta, é preciso respeitar as leis que se aplicam nestas condições. É este ponto que define o que você pode e o que não pode carregar.

O que pode carregar no extensor de caçamba?

No Brasil, só é permitido transitar com caçamba carregada de tampa aberta se os itens forem indivisíveis. Caso estes itens ultrapassarem o comprimento da caçamba, use um extensor.

O que PODE transportar: motocicletas, bicicletas, móveis e pranchas de surf são exemplos. Sempre devidamente fixados para que não se movimentem.

O que NÃO PODE transportar: areia, pedra brita, malas, caixas soltas e pequenas peças, bem como qualquer conteúdo que possa vazar, derramar ou se espalhar pela estrada. Carga arrastando? Nem pensar!

Outros fatores a considerar são:

  • Peso transportado deve estar dentro do permitido para seu veículo. Você encontra esta informação no Manual do Proprietário;
  • Não pode ser mais largo do que o veículo. Isto é, nada saindo pelos lados!
  • A altura máxima permitida é 50cm acima na carroceria.

Leia também: Carro com protetor de cárter pode usar protetor frontal?

Outro motivo pelo qual é bom usar um extensor de confiança é que ele já vem todo conforme a lei.

Isso significa que você não terá que se preocupar com visibilidade da placa, por exemplo, uma vez que o extensor já vem com suporte para a segunda placa em local adequado.

A visibilidade da sinalização também está garantida, pois o extensor possui faixas refletivas e iluminação vermelha extras.

Desse modo, mesmo que o extensor e/ou a carga cubram placa e sinalização traseiras originais, os extras resolvem a questão.

Algumas das principais regras no transporte de carga para utilitários, SUVs e pickups. Fonte: CONTRAN.

 

E mesmo com tampa fechada, o extensor ainda é bastante útil. Devido a sua estrutura e dimensões adequadas, você pode usar o acessório para dividir e organizar cargas na caçamba.

Assim, você ganha uma ótima opção para separar produtos de entrega, malas e itens em geral, além de manter tudo organizado e mais firme ao transportar.

Importante: exija acessórios legalizados

Está de olho em um extensor, mas o produto não sabe se o produto é legalizado? Não compre.

Não compensa o risco de sofrer um acidente ou infringir uma lei adquirindo um produto que deveria, justamente, te deixar tranquilo ao pegar a estrada.

Em nossa loja, os extensores de caçamba seguem as recomendações do CONTRAN. Todas as normas de segurança são obedecidas, e a excelente qualidade dos produtos é garantida. Conheça aqui!

Por fim, o extensor de caçamba vale a pena para quem transporta itens com maior comprimento, que necessitem de tampa da caçamba aberta e desejam uma solução que englobe tudo o que a lei exige neste caso.

Esperamos que este post te ajude a aproveitar as facilidades do extensor de caçamba com tranquilidade. Em caso de dúvidas, fale conosco através do WhatsApp.